Entenda se cão e gato podem comer a comida um do outro, as diferenças de cada uma e como evitar problemas na alimentação do seu pet.

Conviver com cães e gatos na mesma casa é uma experiência incrível, mas também pode trazer alguns desafios. Exemplo disso é lidar com a alimentação de ambos, já que cada espécie possui suas próprias necessidades nutricionais e, por isso, rações específicas.
Mas será que cão e gato podem comer a comida um do outro? Vamos esclarecer essa dúvida e entender como evitar problemas relacionados ao bem-estar dos seus pets. Confira a seguir!
Diferenças nutricionais entre rações de cães e gatos
Antes de tudo, é preciso enfatizar que as necessidades nutricionais de cães e gatos são distintas. Nesse sentido, os gatos são carnívoros obrigatórios, necessitando de uma dieta rica em proteínas de origem animal e taurina.
Por outro lado, os cachorros são onívoros e conseguem metabolizar uma dieta mais variada. Logo, esses aspectos influenciam diretamente na formulação das rações.
As nossas rações para gatos são desenvolvidas com maior teor de proteínas e taurina, essenciais para a saúde dos felinos. Já para cães, elas oferecem um equilíbrio entre proteínas, carboidratos e fibras, garantindo energia e suporte digestivo.
Mas lembre-se: mais do que nutrientes, é importante escolher uma ração adequada para cada estágio da vida do pet. Além da formulação desenvolvida com base no comportamento de alimentação de cada espécie, são adicionados componentes para qualidade de vida em cada etapa.
Por exemplo: rações para filhotes contém DHA, que auxilia na cognição e aprendizado de cada pet. Já para a fase adulta, o cuidado se volta também para sua locomoção, com a glicosamina e condroitina atuando nas articulações.
Mais do que as opções de cão e gato e idade, é importante observar o porte. Isso permitirá a você escolher dentre os produtos voltados para raças pequenas, médias e grandes. Aqui você encontra opções de rações úmidas, secas e petiscos, atendendo às necessidades nutricionais de cada um.
Meu pet comeu a ração do outro animal, e agora?
Se o seu cão comeu a ração do gato ou vice-versa, não é motivo para pânico imediato.
É normal ter dúvidas se cão e gato podem comer a comida um do outro, mas a resposta é que isso costuma não causar grandes problemas. No entanto, o consumo frequente pode levar a deficiências nutricionais e problemas de saúde.
Por exemplo: se um gato consome frequentemente ração de cachorro, pode sofrer com falta de taurina, o que pode levar a problemas cardíacos ou de visão. Agora, se um cão se alimenta da ração de gato, pode ter dificuldades digestivas devido ao alto teor de gorduras e proteínas da alimentação felina.
Se isso acontecer, fique atento a sinais de desconforto ou alterações no comportamento e consulte um veterinário caso perceba algo fora do normal.
Como evitar que eles comam a ração um do outro?
Para evitar as chances em que cão e gato podem comer a comida um do outro, separamos dicas para diminuir as possibilidades e manter a alimentação adequada:
Separe os locais de alimentação: coloque as tigelas de comida em locais diferentes, preferencialmente em ambientes distintos da casa.
Supervisione as refeições: acompanhe o momento da alimentação para verificar que cada um consuma apenas sua ração.
Coloque a ração em local alto: posicione a ração do gato em um local alto, como uma prateleira ou bancada, para que o cão não consiga alcançá-la.
Além de se atentar ao momento da alimentação do seu bichinho, aposte nas rações Quatree! Elas atendem às necessidades de cães e gatos em todas as fases da vida, garantindo que ambos vivam de forma saudável e feliz.
Compartilhe
Veja mais