24 de novembro de 2025
Saiba porque cães e gatos comem grama, se é prejudicial e o que fazer para mudar o comportamento.

Você, como tutor, sempre está atento à alimentação do seu pet, seja no sabor da ração ou especificação para cada idade e necessidade, não é mesmo?. Por isso, é normal estranhar quando cães e gatos comem grama, afinal, foge do hábito natural deles de apreciar o alimento que você oferece.
Logo, comer grama pode se tornar preocupação em alguns casos, tanto pelo tipo de grama ingerida quanto pela motivação desse comportamento. Preparamos então um guia para desvendar de vez esse mistério, com lista dos principais motivos e como agir frente a cada um deles.
Confira a seguir!
Hábitos normais de alimentação dos pets
Normalmente, cães e gatos se alimentam de carne, como parte do instinto herdado por seus ancestrais. Nesse sentido, embora os cães tenham descendência de lobos, eles se adaptaram a uma dieta mais diversificada com carboidratos e vegetais, tornando-se onívoros.
Em contrapartida, os gatos têm necessidade da carne, pois, enquanto carnívoros estritos, eles precisam dela para obter nutrientes como a taurina. Além disso, a proteína se torna sua principal fonte de energia.
Por isso, ao desenvolver alimentos para pets como as linhas Quatree, são levadas em consideração as necessidades nutricionais e o comportamento de cada um, refletindo assim nos sabores e benefícios ofertados.
Agora que você já sabe dessas informações, deve estar se perguntando: meu pet passou a comer grama. E agora?
Quando cães e gatos comem grama?
Quando cães e gatos comem grama, você logo pensa: será que é por fome? Seria algo na digestão? Ou apenas para se distrair da rotina?
Apesar de parecer estranho, não é necessariamente um sinal de alerta. Entre os principais motivos da ingestão, estão:
Apreciação do sabor da grama;
Ingestão de fibras;
Melhora na digestão;
No caso dos gatos, pode ser um recurso para ajudar na regurgitação das bolas de pelos.
Observe se o interesse se desenvolveu recentemente, mesmo com o acesso à grama já sendo recorrente.
Quando devo me preocupar?
Embora os motivos da lista acima, comer grama também pode ser sintoma de algumas doenças, mesmo seu pet não vomitando. Se os seus cães e gatos comeram a grama, é hora de observar os comportamentos após a ingestão. Alguns sintomas são indicadores de doenças, como:
Vômitos;
Diarréia;
Apatia;
Perda de apetite;
Intestino desregulado.
Esses sintomas estão diretamente relacionados a alterações gastrointestinais do seu pet, como verminoses, cólicas, desconfortos abdominais e até corpos estranhos. Além disso, desidratação e má nutrição também podem ser alguns dos motivadores de cães e gatos comerem grama.
Ao perceber que o seu pet apresenta um ou mais desses sintomas, procure um veterinário para o melhor diagnóstico e tratamento.
Como fazer meu pet comer menos grama?
Seja por medo de intoxicação, preservar o seu pet ou proteger o seu jardim, é possível desenvolver algumas estratégias para que ele pare de comer. São elas:
Uma alimentação equilibrada com os nutrientes adequados para cada fase do seu cão ou gato. Para isso, opte sempre por alimentos como os da Quatree, com linhas premium e super premium;
Certifique-se que seu pet está gastando energia adequadamente. Caso ele não brinque ou se exercite, ele pode ficar entediado e buscar na grama uma distração;
Mantenha o calendário de vacinação e vermifugação em dia, para evitar vermes e parasitas;
Faça visitas regulares ao veterinário para prevenir possíveis doenças.
No caso do seu pet já estar acostumado a comer grama, existem opções mais saudáveis que podem ser cultivadas em casa, como as gramas de milho. Mas, antes de apostar nessa opção, verifique com o seu veterinário e lembre-se de que ela não substitui a ração.
Quer mais dicas sobre nutrição pet e como cuidar da saúde do seu melhor amigo?
Continue acompanhando nosso blog e ofereça sempre o melhor para o seu pet!
Compartilhe
Veja mais










