12 de agosto de 2025
Se você chegou até aqui, certamente já ofereceu ao seu pet algum tipo de alimento e deseja adaptar a novo, certo? Embora pareça simples, a troca de ração demanda processos e muita observação do seu pet, para evitar danos à saúde do melhor amigo. Separamos informações sobre esse processo para que você consiga trocar a ração de maneira correta e no momento certo. Confira tudo a seguir!

Por que trocar a ração do seu pet?
Manter o seu pet saudável inclui não só exercícios físicos e muito carinho, mas principalmente, alimentação adequada para ele. Nesse sentido, ele precisa de nutrientes e ativos necessários que contribuem com o seu bem-estar.
Se você está em dúvida se é o momento certo para a troca, listamos alguns motivos para considerar a mudança.
Evolução das fases de vida
À medida que seu cão ou gato cresce, suas necessidades nutricionais e físicas se transformam. Por exemplo, enquanto filhotes, o foco deve ser o crescimento e um desenvolvimento saudável, garantindo energia, proteínas e nutrientes essenciais.
Agora, quando eles já estão mais idosos, é preciso assegurar um envelhecimento adequado, com controle de peso e bom funcionamento das articulações.
Logo, o ideal é que a alimentação do seu pet seja adequada para cada fase, assegurando o seu bem-estar por toda a vida.
Necessidades Específicas
Cada pet é único e pode apresentar necessidades específicas ao longo da vida. Ganho de peso, castração, quedas de pelo e outros desafios de saúde exigem atenção especial para garantir a qualidade de vida do seu animal.
Nesse sentido, com uma nutrição adequada, é possível reduzir esses sinais e promover a saúde do seu companheiro. Alimentos especialmente formulados para essas condições fornecem os nutrientes necessários para atender às demandas específicas e prevenir possíveis complicações.
Por isso, no momento de realizar a troca de ração, leve em consideração as necessidades do seu pet para escolher o alimento adequado. Por exemplo, cães com problemas na pele devem consumir preferencialmente a Quatree Supreme Dermato, pois tem fórmula livre de alergênicos comuns.
Já o Quatree Supreme Light/Castrado auxilia no controle do peso, oferecendo uma formulação balanceada e adaptada às necessidades de pets com menor demanda energética.
Como fazer a troca de ração do seu pet?
Antes de tudo, é preciso ter em mente que fazer uma mudança brusca na alimentação do seu pet pode gerar consequências negativas. Ao inserir totalmente a nova ração sem um período de adaptação, os animais podem desenvolver distúrbios digestivos, como diarreia e vômitos.
Além disso, o sistema digestivo pode se sentir sobrecarregado, levando a mais problemas de saúde ou a recusa do alimento, uma vez que ele desconfiará do que for oferecido.
E, caso isso não aconteça, seu pet pode diminuir a ingestão de alimentos, perdendo peso e o consumo de nutrientes essenciais, causando estresse e ansiedade.
Por isso, a transição da ração deve ser feita de forma gradual, até que ele se adapte e não tenha problemas alimentares. Para isso, você deve adotar estratégias simples, mas que demandam tempo e cuidado.
Etapas para a transição da ração
Primeiramente, defina a nova ração para seu pet de acordo com as necessidades dele ou orientação de um veterinário. Após escolhida, prepare-se para a troca gradual. Para fazer a transição alimentar em 7 dias:
Comece misturando 25% da nova ração com 75% da ração antiga nos dois primeiros dias.
Nos dias 3 e 4, aumente para 50% de cada. Nos dias 5 e 6, ajuste para 75% da nova ração e 25% da antiga.
No sétimo dia, ofereça 100% da nova ração.
Esse processo gradual ajuda o organismo do seu pet a se adaptar à mudança, garantindo uma transição tranquila e saudável.
O ideal é que esse processo dure 7 dias ou mais, para facilitar a adaptação à nova composição do alimento, além de evitar efeitos colaterais.
Durante todo o processo, observe a reação do seu pet, consistência das fezes, alterações na rotina alimentar ou ocorrências como diarreia ou vômitos. Caso note alguma alteração, diminua as proporções e retorne somente quando o animal estiver com adaptação mais avançada.
Agora que você já sabe como fazer a troca de ração do seu pet, pode escolher o novo alimento acessando o nosso site! Temos diferentes opções para atender cada fase e necessidade do seu cão e gato. Acesse e escolha o próximo alimento do seu pet!
Compartilhe
Veja mais