14 de setembro de 2025
Saiba se as roupas pet são realmente necessárias para o seu cão ou gato e como escolher a melhor opção.

Quando os dias frios chegam, surge a dúvida: devo usar roupas no meu cão ou gato para aquecê-lo? Provavelmente, sua dúvida pode vir por não saber se o pet está com frio mesmo tendo pelos. Ou ainda, há aqueles comentários que dizem que é frescura ou até mesmo algo que incomoda.
No entanto, a resposta para essa pergunta é: depende! Cada animal tem suas características e necessidades, influenciando o uso ou não de roupas pet. Por isso, listamos algumas curiosidades e motivos para você usá-las.
Confira a seguir!
As roupinhas são mesmo necessárias?
Antes de escolher uma roupinha, o ideal é saber se o seu companheiro de quatro patas precisa ou não delas. Alguns tipos de cães, por exemplo, sentem mais frio sim, e ficam sujeitos à doenças relacionadas à friagem. São eles:
Cães de pelo curto ou tosados;
Raças sem pelos;
Filhotes, idosos e de pequeno porte.
Já os gatos apresentam sinais de que estão com frio, buscando locais aquecidos, ficando encolhidos ou próximos a pessoas e outros animais. Tremores indicam um estágio mais avançado de desconforto térmico.
Porém, mais do que estampas bonitas ou tecidos quentinhos, é importante analisar outros aspectos das roupas pet para o seu cãozinho ou gatinho.
Afinal, como escolher roupas pet?
Antes de tudo, na hora de escolher as roupas pet opte mais pelo conforto do que pelo visual, pois os pets precisam se sentir quentinhos e protegidos do frio.
Para isso, o ideal é que você faça a sua escolha seguindo alguns critérios, como:
O tecido é confortável? Certifique-se de que o material oferece lavagem e secagem fácil;
Roupas felpudas são bonitas, mas pouco práticas. Evite usá-las em cães de pelo longo, a fim de evitar nós;
As roupas pet vêm com acessórios como laços e gravatas? Certifique-se de que não estão incomodando seu pet e que ele não possa engolir;
Atenção ao tamanho! Roupas pet muito justas ou apertadas restringem o movimento, especialmente de gatos. Eles adoram pular e curtir a gatificação;
Também pelo mesmo motivo, certifique-se que as roupas não possuem detalhes que possam ficar presa em algum local, colocando seu pet em risco;
Atenção ao risco de superaquecimento em dias amenos ou ambientes internos aquecidos.
O ideal é que o seu pet o acompanhe na hora da compra, para conferir o tamanho e mobilidade da roupinha. Caso não seja possível, leve anotado as suas medidas, como tamanho e circunferências de pescoço e barriga.
Uma vez que a roupinha se encaixa em todos os quesitos, pode caprichar no estilo e escolher o melhor look!
Meu pet não gosta de roupas. E agora?
Ao mesmo tempo em que alguns pets adoram ficar mais aquecidos com as roupinhas, há aqueles que ficam mais resistentes. Isso pode acontecer devido alguns fatores, como:
Ele está incomodado pois os movimentos estão prejudicados;
O modelo não está confortável o suficiente;
Não há frequência de escovação e os pelos formaram nós.
Além disso, fique atento aos cuidados com as roupas pet e lembre-se de mantê-las limpas e secas, para evitar o surgimento de doenças devido à sujeira e umidade.
Se após verificar esses motivos seu cão ou gato ainda apresentar resistência, não insista. Opte pelo aquecimento feito com cobertores, cama quentinha e um local mais protegido. O importante é saber que o frio pode afetar o bem-estar do seu pet e que, por isso, o ideal é mantê-lo aquecido.
Neste período também é importante reforçar a hidratação, pois há menos ingestão de água. Para isso, aposte nos sachês Quatree Supreme como apoio, pois, uma vez que ele é um alimento úmido, também contribui para a hidratação.
Quer mais dicas para cuidar do seu pet com responsabilidade e carinho?
Continue explorando o nosso blog!
Compartilhe
Veja mais